quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

18/02/10 - Qui: 19 km - Passeios em Puerto Deseado

Cormorão Cinza

Cormorão Imperial

Estação de Trem

Gaivotins

Ilha dos Passaros
Leão Marinho
Ma_Ilha dos Passaros

PC_Ilha dos Passaros

PC_Mirante

Pinguins_Ilha dos Passaros

Ría Deseado

Toninhas_1

Toninhas_2

Toninhas_3

Toninhas_4

Hoje vamos ficar em Puerto Deseado. Desviamos 117 km da Ruta 3 para dormir duas noites nesta pequena cidade portuária.

O Rio Deseado corta todo o norte da Província de Santa Cruz e termina nesta cidade costeira. Neste ponto na verdade o oceano entra por cerca de 30 km para dentro do continente. Esta parte do rio é chamada pelos argentinos de ría. Pois bem, hoje vamos fazer um passeio de barco inflável na Ría Deseado. Devido ao encontro das águas doce e salgada esta região possui uma rica fauna e a cor da ría varia de azul escuro a um verde água muito bonito. Faz sol, mas não o suficiente para nos esquentar do frio e do vento. O passeio dura mais de 3 horas. Observamos 3 espécies de cormorões e diversas de gaivotas. Fazemos uma parada e desembarcamos na ilha dos pássaros onde está uma colônia de pinguins de magalhães que habita a região neste período do ano (comentado ontem). É uma experiência mais íntima do que Punta Tombos. Chegamos muito perto dos pinguins, que nem se incomodam com a nossa presença. Mate para esquentar o corpo e o espírito (tão quente que até queimo a língua) e umas galetitas de goiaba deliciosas.

Voltamos ao barco e presenciamos o mais espetacular encontro da viagem até agora: 6 toninhas overas (de commerson) nas cores branca e preta, parecem mini orcas. Elas são curiosas e chegam bem perto do barco. A Marina fica maluca de felicidade e quase dá um beijo nelas. É fascinante observar estes animais livres.

De volta à cidade almoçamos e fomos ao centro de informações turísticas. Eu quero muito ir ao Cabo Blanco, um farol belíssimo que fica a uns 65 km daqui. Mas devido às chuvas do dia anterior somos recomendados a não tentar estando num veículo 4x2. O jeito então é dar uma passeada pela cidade mesmo. Vamos conhecer a antiga estação de trem e alguns mirantes muito bonitos. Na estação muitas fotos e histórias de um período importante no uso das ferrovias como transporte de cargas e passageiros. Aqui aconteceu o mesmo que no Brasil, substituíram todo o modelo de transporte ferroviário para o rodoviário.

Começa a chuviscar e o frio aumenta. Desistimos de jantar fora. Compramos pães, queijos e vinho e vamos ficar aqui no hotel mesmo.

Hasta la vista,
PC e Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário