quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

17/02/10 - Qua: 789 km - Trelew > Punta Tombos > Puerto Deseado

Carro Atolado - Punta Tombos

Punta - Tombos

PC e Ma - Punta Tombos


Passarela


Lama - Capô

Praia - Comodoro Rivaldavia
Eco Atolada - Punta Tombos


Gaivota - Cagando


Ma - Pinguin


Ma - Punta Tombos


Caminho - Punta Tombos


Peleando


Carinho


Pinguin - Pichone


Fim de Tarde_Puerto Deseado


Chove e faz frio. Coloco as malas no carro e fico com as costas molhadas. Saímos em direção a Punta Tombos, um braço do continente a quase 100 km ao sul de Trelew que abriga uma enorme colônia de pinguins de magalhães nos meses de setembro a abril (período em que são colocados os ovos e nascem os “pichones” até que eles aprendam a nadar). No inverno eles migram para o sul do Brasil permanecendo cerca de 4 meses na água.

Vamos bem devagar na estrada e não para de chover. Os últimos 22 km são de terra. Encontramos um lamaçal digno de rally. Vamos superando a lama pouco a pouco, atravessando grandes poças e o carro vai firme. Quase chegando na pinguinera encontramos um carro atolado em uma das poças e alguns carros em volta tentando rebocá-lo. O guarda parques diz que podemos tentar mas que mais adiante estava pior. Vimos um Scenic passando pelo lado mais raso da poça e foi embora. Era o que precisávamos, uma cobaia na nossa frente. Fizemos a mesma coisa e continuamos pela estrada esperando que não piorasse. Já havíamos feito um bom desvio no caminho só para ver os pinguins e seria muito frustrante não chegar até o fim. Vamos patinando nas subidas, fazendo curvas de lado, jogando barro por todo o lado inclusive em cima da Eco. Eu estou adorando, a Marina está apreensiva. Enfim chegamos. Pegamos os casacos corta-vento e impermeáveis. Por sorte, bem nessa hora pára de chover, mas o vento continua forte.

O passeio nesta colônia de pinguins dura mais de 1 hora. Vamos andando por um caminho delimitado aos visitantes no mesmo nível da praia e os pinguins cruzam à nossa frente o tempo todo. Que criaturas lindas e simpáticas, não estão nem aí para a nossa presença.

No caminho de volta subestimamos a lama já superada na ida. Nos distraímos comendo lanches no carro e pimba: ficamos atolados numa argila super escorregadia. Descemos do carro e começamos a colocar pequenas pedras atrás dos pneus, limpamos o barro dos sulcos e... nada! Jogamos mais pedras fazendo um trilho e fomos aos poucos desatolando. Depois de algumas tentativas estávamos imundos e o carro desatolado. Demos ré, pegamos embalo, jogamos lama até o capô e conseguimos passar. Que falta faz um 4x4. Daí pra frente não vacilamos mais e chegamos de volta à Ruta 3. A ideia inicial era descer pela Ruta 1 e conhecer uma outra pinguinera menos badalada que se chama Cabo dos Bahias. Mas devido ao mau tempo e à perda de tempo com o atolamento resolvemos tocar direto para Puerto Deseado. Uma boa puxada de mais de 500 km desviando um pouco da Ruta 3. No caminho passamos por Comodoro Rivaldalvia e Caleta Olivia. Um pouco antes de Comodoro a paisagem finalmente começa a mudar com o aparecimento de algumas serras que ajudam a distrair o motorista. A vegetação continua semi-árida, bem rasteira. Um pouco antes de Caleta Olivia um caminhão no sentido oposto faz uma curva bem rápida jogando pedras em cima da gente. Tóc! Ganhei um pequeno trinco redondo no pára brisa, assim de graça. Bora pra frente.

Chegamos em Puerto Deseado já passa das 21:30h e está noite. É a primeira vez que chegamos em uma cidade no escuro. O GPS nos mandou pegar uma via de acesso que ainda está em construção. Que medo: dirigir no total escuro por uma estrada de terra sem placas, com poças de água e lama pelo caminho. Aquilo não podia estar correto. Voltamos para a estrada e resolvemos pegar um outro acesso que estava no mapa. Deu certo. Geralmente o GPS nos ajuda bastante, mas não é a primeira vez que nos coloca em uma roubada. Por isso mapas e bússola não podem faltar na lista de viagem. Depois de muito rodar nesta cidade fria e deserta achamos um hotel. O recepcionista nos olha com uma cara bem estranha. Pudera, estamos sujos de barro até no cabelo! Um banho merecido e cama.

Amanhã tem mais.

Abs,
PC e Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário