terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

16/02/10 - Ter: 213 km - Puerto Pirâmides > Gaiman e Trelew

MEF

Primeira escola - Patagônia

Árvores!

Ovelhas
Igreja Anglicana


Bule Gigante


Fim de Tarde


Argentinossauro


Praça Julio Roca


Finalmente voltamos a dirigir em direção ao sul. Atravessamos de volta pelo ístimo da península ao continente e viramos à esquerda na Ruta 3. Passamos pela entrada de Puerto Madryn e tocamos para Trelew, a maior cidade destas bandas. Em Trelew está o Museu Paleontológico Egidio Feruglio (MEF). Egidio Feruglio foi um geólogo italiano contratado pela YPF no início do século XX para comandar as explorações de petróleo na Patagônia. De tanto realizar expedições com fins comercias acabou descobrindo inúmeros fósseis de dinossauros que habitaram esta região há milhões de anos. O museu é muito bem feito e inclusive mostra fósseis descobertos no Brasil. Vale a visita e os $ 28 pesos de entrada. Um dos fósseis mais incríveis são do Argentinossauro, um dinossauro considerado um dos maiores seres vivos que já habitaram o planeta Terra. Mesmo incompleto dá pra ter uma idéia de seu tamanho assustador: 35 metros de comprimento, 15 metros de altura e 100 toneladas!

Depois do almoço fomos para Gaiman, um pedacinho do País de Gales aqui na América do Sul. Toda a região de Trelew foi colonizada por Galeses no início do século XIX. A cidade ainda guarda preciosidades como a primeira casa da cidade e a primeira escola primária da Patagônia. Diferente de Puerto Madryn e Trelew, Gaiman tem muitas árvores e jardins com flores. Uma igreja anglicana do início do século ainda é ativa na cidade, fomos até lá e conhecemos um simpático padre Galês que está aqui fazendo um ano de “intercâmbio”.

A maior tradição daqui, contudo são as casas de chá. Há várias delas espalhadas pela cidade. Fomos à Ty Te Caerdydd, local visitado em 1995 pela Lady Diana Francis Spencer, a Princesa de Gales. Esta casa é um lindo lugar com jardins, fontes e um bule gigante na entrada. Serve um tradicional chá e boa comida em grande quantidade, levamos o restante pra comer amanhã no caminho até a pinguinera de Punta Tombos.

Até lá,

PC e Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário