quarta-feira, 3 de março de 2010

03/03/10 - Qua: 366 km (136 km de rípio) - Punta Arenas > Puerto Natales

Observando o Pacífico

Estepes Patagonicas

Maciço Paine

Ñandú (Ema)

Seno Otway

Seno Skyring

Sol atras da pequena nuvem

Carcará

Escultura no meio do nada

Pinguinera Otway

Ovelhas

Estancia Rio Verde

Chevrolet 1952

Chevrolet Camioneta 1940

Ford T 1925

Impala V8 1964

Dia limpo, faz sol e pela primeira vez em muitos dias giro o botão do ar-condicionado para a posição fria. Ontem o Gonzalo (dono da Chile Nativo) recomendou que eu parasse em vários lugares no caminho de Punta Arenas para Puerto Natales, isso fez com que uma viagem de 250 km em 3 horas passar para 366 km com muito rípio e um dia inteiro.

Antes de sair uma última parada na zona franca. Compro 4 litros de óleo sintético para o carro que será trocado em breve e mais 4 para a próxima troca. Os 8 litros saíram por menos de R$ 75. É muito barato!

Começo a viagem beirando o estreito de magalhães e logo faço um desvio de 36 km de rípio bom para chegar à Pinguinera Otway banhada pelas águas do Pacífico. É bonito sem dúvida, mas para quem esteve em uma ilha bem ao lado deles como em Puerto Deseado, esse lugar não vale a pena. O curioso é que em algum ponto desta estrada no meio do nada há um museu de carros antigos! Pois é, eu também não acreditei até entrar no galpão e ver com meus próprios olhos 33 modelos que vão desde 1928 até as barcas da década de 70. O dono é um senhor que mora em Punta Arenas e trabalha com restauração de carros antigos, senhor Antonio Ruiz.

Em seguida faço um desvio para rodar paralelamente à Ruta 9 por uma via de rípio de
64 km que passa pela Estância Rio Verde. Esse sim valeu a pena. O caminho é lindo e vai contornando os canais Otway e Skyring. É uma região muito rica e produtiva, pela primeira vez vejo grandes quantidades de vacas, ovelhas, cavalos, alguns guanacos, muitas aves de rapina (entre elas um falconídeo Carcará comento restos de um tatu atropelado), lebres, uma coruja, emas e pela primeira vez nesta viagem um imponente condor andino. Quase um simba safári.

Quando estou a 80 km de Puerto Natales e a 230 km de Torres del Paine aparece lá no fim do horizonte o enorme maciço Paine. Que visão espetacular! A mais de 200 km pode-se ver esta grande formação de granito reinando majestosamente na paisagem. Fico maluco e tiro várias fotos.

A última parada foi no restaurante, cafeteria e hosteria Rubens. Um lugar de ótimo café, chocolate quente, tostadas, daqueles que tudo que você pedir vem com cara boa.

Chego em Puerto Natales sob 7,5 ºC. Estou instalado no escritório da Chile Nativo. Janto pizza pela primeira vez na viagem no restaurante Mesita Grande. Ótima escolha! Não deixou nada a desejar para as pizzas do Brasil.

Tiro todas as coisas do carro para dar uma organizada. Tarefa cada vez mais difícil principalmente depois da zona franca de Punta Arenas. Banho e cama. Amanhã tem mais.

Abraços,

PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário